sexta-feira, 11 de março de 2011

A saúde pública é realmente uma piada!

Hoje, eu fui ao posto de saúde pública aqui do bairro onde eu moro verificar alguns pedidos de marcações de exames, consultas etc. E tive a seguinte surpresa, ao falar com a diretora do posto de saúde sobre um exame, digamos que de diagnóstico de câncer, mas não tem nada a ver com câncer cerebral não, que já foi requerida a marcação faziam 4 meses, ela me disse o seguinte:
"Este exame com certeza ainda não foi marcado."  "É que nós só temos disponível 1 exame desse tipo por mês." (ou semana não me lembro o que ela disse)  "E nós estamos dando preferência a quem já tem câncer para esse tipo de exame."
Depois de receber essa notícia eu fiquei meio que desnorteado...
não que a culpa seja da diretora, claro! ela não tem nada a ver com isso, e não que eu esteja sendo contra o fato de ela dar preferência a quem já tem câncer, mas como assim? 
Como é que o Ministério da saúde diz, que quando mais cedo for descoberto o câncer, mais chance terá de ser eliminado? Como eles falam isso se não dão a possibilidade de fazer essa descoberta? 
E olha que já é difícil ir para um médico especialista, digamos um mês de espera, aí quando finalmente consegue e tem que fazer um exame para descobrir o que tem levam mais uns 4, 5, 6... 10 meses... 1 ano para fazer o exame!! Isso é ridículo!

2 comentários:

  1. A saúde pública no Brasil é mesmo um caso sério, ainda bem que tenho uma enfermeira particular, senão...

    ResponderExcluir
  2. hummm.. esse cara é realmente um sortudo mesmo :D

    ResponderExcluir