quarta-feira, 9 de março de 2011

Ônibus espacial Discovery se aposenta depois de concluir mais uma missão

Nesta quarta-feira, dia 09/03/2011, um pouco antes do meio-dia, possou, na Flórida, pela última vez o ônibus espacial Discovery. Tendo feito o seu primeiro voo em agosto de 1984, o ônibus espacial é o mais antigo em atividade nos Estados Unido que juntamente com o Atlantis e o Endevour constituem a frota de veículos tripulados da NASA.


Após 27 anos de atividades a Discovery completou mais de 148 milhões de milhas durante as 39 missões realizadas.
Agora ele ficará "descansando" no Museu Aero-Espacial, na capital, Washington e ganhará companhia dos outros dois ônibus espaciais ainda este ano.

Entre as missões mais conhecidas do Discovery pode-se citar:

  • O lançamento do Telescópio Espacial Hubble - Primeiro satélite artificial equipado com um grande teslescópio capaz de capturar imagens de corpos celestes mais distantes do que as estrelas da nossa própria galáxia.
  • Missões na Estação Espacial Internacional - Laboratório espacial tripulado que tem por objetivo criar um ambiente para conduzir experimentos que requerem uma ou mais condições específicas que estão presentes no ambiente de micro gravidade. O Discovery realizou algumas missões de construção, abastecimento e manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário