quinta-feira, 17 de março de 2011

Super Lua cheia - A "maior" lua cheia dos últimos anos

Em 19 de março ocorrerá um fenômeno muito curioso, a Lua estará na sua menor distância da Terra, perigeu, o que acarretará uma sensação de tamanho maior do nosso satélite, a maior em quase 20 anos.

"A última Lua cheia tão grande e perto da Terra ocorreu em Março de 1993", disse Geoff Chester do US Naval Observatory em Washington DC. "Eu diria que vale a pena dar uma olhada".

A Lua varia de "tamanho" por causa do formato da orbita lunar. Ela é uma elipse com um lado mais perto da Terra, perigeu, do que o outro, apogeu.

Adaptada de http://science.nasa.gov/media/medialibrary/2008/12/09/09dec_fullmoon_resources/diagram.gif


O perigeu lunar deixará a lua 14% maior e 30% mais brilhante em comparação a Lua no apogeu.


Em um comunicado público, Antônio Araújo, presidente da ANRA - Associação Norte-Riograndense de Astronomia, divulga que haverá uma observação dos membros da ANRA na praia de Areia Preta próximo ao relógio de Sol a partir das 17 horas, onde será montado um ponto de observação e seram dadas explicações para o público em geral.


O grupo levará telescópios telescópios para observar a Lua e os planetas Júpiter e Saturno que estarão visíveis no céu. Os trabalhos se encerarão às 21h. Mas frisa o presidente: "para quem desejar continuar a observação, a Lua brilhará noite toda até às 5h da manhã do dia 20".



Fonte:
http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2011/16mar_supermoon/

Nenhum comentário:

Postar um comentário